Objetivos:
- Aperfeiçoar o desempenho de atendentes, secretárias e telefonistas por meio de conteúdos que irão facilitar a aquisição de competências cognitivas, atitudinais relativas ao cargo que ocupam.
- Manter ou melhorar a imagem da empresa uma vez que as (os) recepcionistas são consideradas(os) os "cartões de visita" de uma organização pública ou privada.
- Melhora no atendimento dos clientes.
Metodologia:
Exposições dialogadas, exercícios vivenciais (situacionais), dinâmicas, com a abordagem de aspectos práticos e análise de situações reais de trabalho.
Público Alvo:
Pessoas que desejam atuar como Recepcionistas e/ou Atendentes em empresas de qualquer porte e área de atuação, assim como aqueles profissionais que já atuam na função, mas pretendem reciclar seus conhecimentos.
Local de Realização: CENTRO de TREINAMENTO AdvanceRH - SHOPPING MIRAMAR
Cidade: MACEIÓ / AL Período: 05/07/2023 a 16/08/2023
Horário: 19h às 22h. - Às terças-feiras.
Aulas práticas supervisionadas, após o término do curso, com duração de no máximo 41h.
Carga Horária: 41 horas.
- Qualidade no atendimento;
- Atendimento telefônico;
- Perfil e atribuições do operador de telemarketing;
- Atribuições de recepcionista e telefonista;
- Organização e Agenda;
- Apresentação Pessoal;
- Comportamento e Ética Profissional;
- Elementos críticos da comunicação;
- Tipos diversos de comunicação;
- Percepção adequada das situações;
- Empatia como diferencial;
- Correspondência comercial;
- Técnica de arquivamento;
- Encantando o cliente;
- Atuação extra;
- Atendimento e tratamento de pessoas/clientes.
Pagamento no cartão: R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais), podendo ser parcelado em todos os Cartões de Crédito, em até 10 vezes.
Pagamento à vista: R$ 220,00 (duzentos e vinte reais).
Pagamento via PIX: R$ 220,00 (duzentos e vinte reais).
- No INVESTIMENTO está incluso: MATERIAL ONLINE e CERTIFICADO DIGITAL.
Conferimos certificados com 80% de frequência e nota 7.0 na avaliação de aprendizagem.
Todos os nossos cursos são classificados como "Cursos Livres". Dentro desta modalidade, o certificado é válido em todo o Brasil e pode ser utilizado para completar horas em atividades extracurriculares exigidas em faculdades, contar como atividades em concursos públicos ou simplesmente constar em seu currículo.
Qualidades necessárias para ser um recepcionista
O recepcionista tem um espaço de trabalho bastante amplo no mercado, pois pode atuar como telefonista, secretário e atendente na entrada de eventos e de lojas. Além disso, todas as instituições necessitam deste profissional, seja hotéis, clínicas, escritórios ou estabelecimentos do comércio.
Em todos os contextos, entretanto, o recepcionista é aquele funcionário que interage com muitas pessoas todos os dias e, em geral, é o primeiro a receber o cliente. Por isso, sua postura no trabalho precisa ser bastante responsável, afinal, se o recepcionista não cumprir bem o seu papel, a imagem da empresa é que ficará prejudicada.
Então, se você já atua ou pretende atuar nessa área, preste atenção nas principais qualidades esperadas de um recepcionista e tenha sucesso na sua carreira!
Organização
A rotina do recepcionista é normalmente agitada, pois este profissional precisa atender a muitas pessoas e, às vezes, ao mesmo tempo. Portanto, ter um ambiente de trabalho organizado, em que as coisas são encontradas rapidamente e com facilidade, é essencial para não deixar ninguém aguardando muito tempo.
Da mesma forma, é comum o recepcionista lidar com a agenda da instituição, marcando reuniões e organizando eventos. Se o profissional não for muito organizado e responsável com datas e horários, ele não desempenhará bem sua profissão.
Flexibilidade
O foco do recepcionista é o bom atendimento, a quem quer que seja. Acontece que, algumas vezes, há vários clientes para atender e cada um solicitando algo diferente, muitas vezes algo inusitado, que não havia sido previsto pela organização do local. O recepcionista, então, não pode simplesmente dispensar a pessoa, já que não recebeu orientações sobre tal questão. Pelo contrário, o bom profissional precisa ser flexível para se adaptar às expectativas do cliente, criando formas de agradá-lo, mesmo quando algo novo for pedido.
Sociabilidade
Se relacionar facilmente com outras e gostar de conversar é fundamental, afinal, você vai lidar com pessoas o dia inteiro sendo recepcionista. É muito comum também que este profissional seja interrompido constantemente por telefones tocando ou visitantes e, assim, precisa se relacionar bem com todos, não irritando-se por ser continuamente solicitado.
Boa comunicação
Uma das funções do recepcionista é orientar clientes e funcionários e, para isso, é indispensável ter uma boa comunicação. Do contrário, você causará mal-entendidos e terá ainda mais trabalho para resolvê-los. O importante é ser claro na comunicação e falar com objetividade, não desviando do assunto ou abordando suas opiniões pessoais.
Cordialidade
Tratar os outros com educação, simpatia e gentileza é uma qualidade essencial ao recepcionista. Muitas vezes, o profissional terá de atender a pessoas inoportunas, insatisfeitas ou até irritadas e, cabe a ele, permanecer sendo paciente e amável com todos. Afinal, ser ríspido com alguém só piora a situação nessas horas, além de sujar muito a imagem da empresa para quem você trabalha. Por isso, o bom recepcionista precisa se esforçar para sempre ser agradável no atendimento aos outros.
Cuidado com a aparência
Como o recepcionista trabalha sendo visto por todos e atendendo a um grande número de pessoas, cuidar da aparência é fundamental para você transmitir uma boa imagem da empresa. No caso de mulheres, é importante estar com as unhas sempre feitas, cabelo arrumado e uma leve maquiagem. No caso de homens, é importante estar com as unhas aparadas e limpas, além de arrumar o cabelo pra não parecer desleixado.
A maioria dos locais têm uniformes específicos para essa função, mas se não houver, utilize roupas mais formais e cores neutras (a não ser que você seja informado de um padrão diferente).
Trabalhar como recepcionista é, basicamente, representar a empresa e lidar com pessoas durante todo o dia. Portanto, esteja preparado e seja um profissional exemplar onde quer que você atue!