Detalhes do Curso - Advance RH

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Detalhes do Curso

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VALOR DO CURSO: R$ 350.00
Objetivo do Curso
ATENDENTES DE CONSULTÓRIOS, CLÍNICAS E HOSPITAIS COM PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA

 

Objetivos:

 

- Habilitar e capacitar, através de estudos, explanações e exercícios em sala de aula, profissionais para a prática de Recepção Hospitalar.
- Desenvolver o profissional para atuar como Recepcionista em diversos estabelecimentos.
- Entender o novo Perfil de recepcionista no século XXI.
- Como aprimorar a técnica de atendimento e trabalhar de maneira estratégica.
- Capacitar profissionais para atuar como agentes de mudança e encantamento na relação grupos e equipes.
 

 

Público-alvo:


Profissionais interessados (as) em atuar na área de saúde em busca de uma nova oportunidade e uma qualificação no mercado de trabalho.

Local e Data

Local de Realização:
CENTRO de TREINAMENTO AdvanceRH - SHOPPING MIRAMAR

Cidade: MACEIÓ / AL

Período: 26/09/2019 a 07/11/2019

 

Horário: 14 às 17h. (turma 1) ou 18h30min. às 21h30min. (turma 2) - Às quintas-feiras.

 

Aulas práticas supervisionadas, após o término do curso, com duração de 42h. 

 

Carga Horária Máxima: 63 horas.

Programação

1ª Etapa - Apresentação da(s) especialidade(s) médica(s) da clínica. O que faz um otorrinolaringologista? O que faz um urologista? Como trabalha um cirurgião plástico? Qual o perfil dos pacientes que freqüentam uma clínica oncológica? Atendemos mais pacientes particulares ou convênios médicos? Quais os serviços prestados na clínica: consultas, exames, intervenções cirúrgicas? É preciso ter uma visão macro do negócio para desenvolver o seu trabalho melhor.  

 

2ª Etapa - Quais as atribuições de uma recepcionista/secretária? Quais são suas responsabilidades? Como manter a ordem e a organização na recepção? O que devo fazer no dia-a-dia, semanalmente, mensalmente? Qual o horário de entrada? Quanto tempo, antes deste período, é preciso estar na clínica? Qual o horário de saída? Tenho que passar pendências e assuntos em aberto para outrem, antes de ir embora?.  

 

3ª Etapa – Como o trabalho da recepcionista / secretária contribui para o marketing da clínica? Como ser agradável e atenciosa com os pacientes? Como lidar melhor com as dificuldades e particularidades de cada paciente? Como receber uma queixa? Como lidar com uma crítica? Como demonstrar ao empregador que colaboro com o seu sucesso? 

 

4ª Etapa - Dicas para o atendimento telefônico. Agendamento, confirmação de consultas, recados pessoais para o médico, como me portar em cada um destes casos? Como anotar e dar recados apropriadamente? Preciso de um script para orientação nos primeiros dias de trabalho ou de implantação de um novo serviço?  

 

5ª Etapa – Dress code no trabalho. Uso do uniforme ou das próprias roupas? Uso da maquiagem e de esmaltes no ambiente de trabalho. Uso de bijuterias e jóias.  

 

6ª Etapa – Elucidação de dúvidas dos participantes.

Investimento

Pagamento PagSeguro (através do site): R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais), podendo ser parcelado em todos os Cartões de Crédito (Visa, Mastercard, HiperCard, Banese, Elo, American Express, entre outros), em até 12 vezes.

 

Pagamento no cartão: R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais), podendo ser parcelado em todos os Cartões de Crédito (Visa, Mastercard, HiperCard, Banese, Elo, American Express, entre outros), em até 6 vezes.

 

Pagamento à vista: R$ 270,00 (duzentos e setenta reais).

 

- No INVESTIMENTO está incluso: PASTA, CANETA, PAPEL PARA RASCUNHO, MATERIAL ONLINE e CERTIFICADO DIGITAL. 

Certificado

Conferimos certificados com 80% de frequência e nota 7.0 na avaliação de aprendizagem.  

 

Todos os nossos cursos são classificados como "Cursos Livres". Dentro desta modalidade, o certificado é válido em todo o Brasil e pode ser utilizado para completar horas em atividades extra-curriculares exigidas em faculdades, contar como atividades em concursos públicos ou simplesmente constar em seu currículo. 

Mercado de Trabalho

5 COISAS QUE TODA RECEPCIONISTA DE CONSULTÓRIO PRECISA SABER: 

 

Quando um paciente chega no consultório médico, o contato inicial será feito por meio da recepcionista. E, como a primeira impressão é a que fica, é muito importante que o modo de atender o paciente seja feito de maneira apropriada. 

 

A forma de falar, de agir e de ouvir influencia bastante a satisfação do paciente e de seus acompanhantes — se algo estiver errado, eles podem sair do consultório desejando nunca mais voltar. 

 

A cordialidade na hora da acolhida realmente faz toda a diferença no atendimento. 

 

Saber se relacionar bem com as pessoas, sejam elas pacientes, médicos ou prestadores de serviços, é uma premissa essencial para quem trabalha na recepção e por isso algumas técnicas de atendimento já foram desenvolvidas, confira algumas delas aqui. 

 

Familiaridade com a tecnologia


Atualmente, as inovações tecnológicas estão presentes em várias situações do dia a dia. No ambiente de trabalho, elas facilitam a organização e agilizam os processos.

 

Uma recepcionista de consultório deve ter alguma familiaridade com a tecnologia, mas isso não significa que precisa ser uma expert no assunto. Separamos um artigo com as principais tendências e inovações para 2017: leia o artigo completo aqui.

 

Saber enviar e-mails, criar e atualizar planilhas no sistema de gestão da clínica, e saber navegar nas plataformas dos planos de saúde são algumas das responsabilidades presentes na rotina de uma recepcionista.

 

Claro, quanto mais souber, melhor para deixar o trabalho mais ágil. Conhecer alguns atalhos, fazer pesquisas de maneira rápida e explorar constantemente novas ferramentas é muito interessante para dinamizar as tarefas.

 

Portanto, ter noções básicas de informática é imprescindível para desempenhar a função de forma eficaz. 

 

Comunicar-se de forma clara e objetiva

 

Mal entendidos podem causar grandes constrangimentos.

 

Desse modo, na hora de atender o telefone ou repassar uma informação, é preciso manter a clareza e a objetividade.

 

Ao falar com o paciente, é importante evitar o uso de palavras muito difíceis ou técnicas. Ou então ter uma conversa muito informal e confusa.

 

É fundamental repetir as informações que forem passadas em voz alta para confirmar se tudo foi compreendido de forma correta.

 

Com o profissional de saúde, a forma mais correta de se comunicar é ir direto ao ponto — o médico recebe grandes quantidades de informação diariamente, portanto, a falta de objetividade pode provocar equívocos.

 

Lembre-se de sempre escutar com atenção, fazer anotações, checar as informações e aí sim dar uma resposta adequada. 

 

Gentileza: essencial para uma recepcionista de consultório


Conquistar a lealdade dos pacientes depende também da forma com que eles são tratados desde o primeiro momento em que colocam os pés no consultório.

 

É extremamente importante que a recepcionista de consultório seja simpática e receba a todos com um sorriso no rosto. Esse é um gesto simples, mas que já acolhe o paciente desde o momento de sua chegada.

 

Problemas pessoais ou atritos no trabalho devem ser deixados de lado, e tratados em particular.

 

Ser uma boa ouvinte e tentar entender as expectativas dos pacientes e de seus acompanhantes é característica fundamental de uma boa recepcionista.

 

Ter empatia pelo o que o paciente está passando é essencial para que ele se sinta a vontade e acolhido no consultório. Se colocar no lugar dele, entender o que ele está dizendo e responder da melhor maneira possível é muito importante.

 

Estar sempre aberta para tirar dúvidas e ouvir críticas com naturalidade é também uma maneira de se mostrar cordial.

 

Se preparar, estudar e buscar informações é sempre o melhor caminho. Você pode encontrar muitos cursos online gratuitos para recepção. Uma recomendação é o mini curso para recepcionista de clínicas e consultórios, você pode fazer ele aqui, é gratuito, rápido e cheio de conteúdo importante :) 

 

Organização e planejamento


É muito difícil que uma recepção desorganizada seja eficaz.

 

Para que todos os vários processos que você realiza ao longo do dia sejam bem feitos e tenham o retorno esperado, é preciso ter muita organização e planejamento. Além de capacidade de priorização e eficiência.

 

O primeiro ponto é: organizar a agenda médica. Isso é de suma importância para o bom funcionamento de todos os outros processos dentro do consultório.

 

Ter bem delimitado qual é o tempo para cada procedimento, qual o tempo das consultas, qual a taxa de atraso máximo e também quais são as atitudes tomadas quando os pacientes não comparecem são alguns valores que precisam ser delimitados e bem comunicados.

 

Conversar com a equipe médica e definir diretrizes de planejamento de curto, médio e longo prazo são atitudes importantes para manter a excelência no atendimento.

 

Além dessa organização “macro” da clínica, a recepcionista também precisa saber se organizar para realizar as tarefas na recepção e na sala de espera.

 

Deixar os documentos numa ordem determinada, ter sempre à mão contatos e informações importantes, definir um protocolo no atendimento dos pacientes para realizar os cadastros, são alguns processos importantes.

 

Inclusive, você pode utilizar essa teoria 5S para ajudar na organização das tarefas.

 

Ser organizada é uma forma de evitar eventuais enganos que possam prejudicar a imagem do consultório em relação a seus pacientes e colaboradores. 

 

Saber lidar com imprevistos


A cordialidade e a organização são também primordiais quando falamos em imprevistos.

 

Mesmo com todo o planejamento em dia, algo inesperado pode acontecer. O médico pode ter alguma emergência familiar ou o paciente pode se esquecer da consulta e se atrasar, por exemplo.

 

Nesses casos, é imprescindível manter a calma, tratar a todos com gentileza e buscar soluções rápidas para contornar a situação.

 

Ter atenção nesses detalhes faz toda a diferença. Já conhece as novas tendências de humanização de atendimento ao paciente? Para que o ambiente do consultório seja mais humanizado e o paciente se sinta verdadeiramente acolhido algumas mudanças simples de padrões precisam acontecer.

 

Algumas situações acontecem quando menos se espera, por isso, é importante fazer uma previsão de possíveis erros e ter um protocolo de ação, uma espécie de “plano B” para agir corretamente quando elas acontecerem. Isso vai te dar mais segurança e também vai melhorar o atendimento no consultório.

 

A recepcionista de consultório deve buscar sempre ser amistosa, útil e eficiente.

 

Com essas dicas em mente, seu trabalho será reconhecido positivamente tanto por pacientes quanto pela equipe médica.

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